Casa Inteligente: residência mais segura e econômica

Tags:

Com o rápido desenvolvimento tecnológico, as ofertas de automação residencial se multiplicam, e as possibilidades, também. Pensar em consumir uma tecnologia de ponta certamente nos remete à questão: quanto vou gastar?

De fato, o investimento em sistemas de automação residencial é grande, mas o custo-benefício desse tipo de serviço vale a pena, já que pode trazer grandes economias no consumo energético da casa. Segundo especialistas, uma casa inteligente pode gerar uma economia de 20% a 30% na energia, ainda que o retorno do investimento nesse tipo de serviço seja de médio a longo prazo.

Mas como a casa inteligente pode ser mais econômica?

A economia gerada pela automação residencial se dá da seguinte maneira: por possuir um único comando que pode controlar e ajustar remotamente as luzes, ares-condicionados e acompanhar toda a parte de segurança e câmeras, você liga apenas aquilo que deseja e precisa e na intensidade necessária, sem ter que usar toda a potência dos aparelhos.

Um exemplo é o uso de dimmers, dispositivos que variam a intensidade de luz produzida. Nesse caso, o consumo de energia da lâmpada será proporcional à sua intensidade.

Além disso, algumas funções podem funcionar por meio de sensores, que transformam as ações em sinais elétricos. Os sensores de movimento, por exemplo, captam a presença da pessoa através da temperatura, o que permite que as luzes de um cômodo estejam ligadas apenas quando há alguém no ambiente.

Esse tipo de sensor é indicado especialmente para lugares onde não há necessidade de se manter as luzes acessas o tempo todo, como corredores e banheiros. O uso deles pode evitar que haja desperdício de energia.

Além disso, outra possibilidade de economia da casa inteligente é a tecnologia de vigilância integrada, que permite controlar os sistemas de segurança da residência de qualquer lugar, usando um celular, tablet ou computador. Dessa forma, é possível minimizar os gastos com serviços de vigilância caros e menos eficientes.

Ainda tem dúvidas sobre investir ou não em uma casa inteligente? Então veja no e-book Gasto Energético da Casa Tecnológica como a automação residencial ajuda a reduzir o consumo de energia!

cta gasto energetico-04