Como funciona a câmera de segurança wi-fi

Tags:

Pense nesta cena: você está fora de casa e de repente tem vontade de saber o que seus filhos estão fazendo. Ou durante uma viagem você gostaria de dar uma olhadinha na sua residência e garantir que tudo está realmente ok. Há um tempo, isso seria impossível, mas agora não só é possível como bastante viável através da utilização de uma câmera de segurança wi-fi.

Também conhecidas como câmeras IP, elas são conectadas a uma rede de internet e permitem a captação e visualização de imagens em tempo real em outros aparelhos que também possuam rede ligada à internet, como computadores, tablets e smartphones. O sistema da câmera de segurança wi-fi garante ao usuário a possibilidade de mudar a angulação da imagem, iniciar uma gravação ou receber um alerta de movimentação através de um e-mail ou smartphone cadastrado. Já os modelos tradicionais exigem um computador para que a gravação seja armazenada de forma contínua, o que ocupa mais espaço.

Para instalá-la basta ligar a câmera de segurança wi-fi ao roteador da internet, ao qual será atribuído um endereço de IP e uma senha. Você a posiciona no local que achar mais conveniente e pronto. Essas câmeras permitem que você acione as imagens em navegadores (como Explorer ou Google Chrome), ao digitar o número de IP e a senha, ou por aplicativos disponíveis para os mais diferentes sistemas operacionais (IOS, Windows e Android).

 

Versões da câmera de segurança wi-fi

 

Desde que foram postas no mercado, várias versões já foram criadas para as câmeras de segurança. Mas as câmeras de segurança wi-fi aumentam as possibilidades de locais de instalação, além da opção de visualizar em tempo real o que está acontecendo em sua residência mesmo a quilômetros de distância.  

Por exemplo, na parte externa da casa não seria necessário puxar o fio da internet até o local escolhido – o que encarece o sistema e é facilmente danificado em casos de assalto – nem acoplar um minicomputador para o armazenamento das imagens. A câmera de segurança encontra a rede wireless e já fica conectada enviando as imagens para um servidor FTP.

O único ponto de atenção nesses casos é verificar se a banda da rede tem uma conexão boa o suficiente para aquela distância, mesmo durante condições adversas de clima, quando a banda pode cair à metade.

Os valores de uma câmera de segurança wi-fi começam em torno dos R$ 150 e podem alcançar até os R$ 5 mil, dependendo das funcionalidades existentes no aparelho – lentes, memória, processador, ângulo de rotação, infravermelho, autonomia em casos de falta de energia, etc.

CTA-SISTEMA-DE-SEGURANCA-CONHECA-O-MAIS-EFICAZ-DO-MUNDO