Esqueça as chaves: as opções de fechaduras eletrônicas

Tags:

O que você faz quando esquece a chave de casa? Liga para um vizinho? Chama um chaveiro para arrombar a porta? Espera em um café até a sua esposa ou filhos chegarem? E se você pudesse entrar em casa normalmente, sem a necessidade de uma chave? A tecnologia que permite essa ação e ainda preserva a sua segurança é a de fechaduras eletrônicas.

Esse tipo de alternativa, inclusive, é considerada mais segura por especialistas, uma vez que impede que uma pessoa não autorizada utilize uma cópia da chave para entrar na sua residência. Além disso, esses sistemas têm um mecanismo para armazenar as informações de todas as entradas que aconteceram na casa – em todas as portas. Desta maneira você pode saber exatamente quem entrou e a que horas chegou.

Existem basicamente três tipos de fechaduras que permitem o acesso a uma casa ou escritório sem a necessidade de chaves ou cartões magnéticos: são as fechaduras eletrônicas, as fechaduras biométricas e as fechaduras automatizadas.

Fechaduras eletrônicas

As fechaduras eletrônicas funcionam através de um dispositivo que pede uma senha para liberar o acesso de uma porta ou portão. Você pode cadastrar combinações numéricas exclusivas para que cada morador ou funcionário tenha uma senha diferente. Desta maneira, é possível ter um relatório do momento de entrada e saída de cada um deles.

Além disso, senhas diferentes permitem que você libere o acesso apenas em momentos determinados. Por exemplo, a combinação utilizada pela faxineira só funcionará nas segundas e sextas-feiras das 9h às 20h. Já a de cada um de seus filhos podem ser usadas em todos os horários.

Por serem bastante seguras e terem um preço acessível, as fechaduras eletrônicas também são bastante utilizadas em escritórios.

Fechaduras biométricas

As fechaduras biométricas são liberadas normalmente através de impressões digitais cadastradas no sistema. No entanto, também podem ser incluídos reconhecimentos faciais e de retina, assim como outra característica corporal que seja preferível.

Por se tratar de uma característica intransferível, a probabilidade de falha deste sistema é inferior a 0,001%. Mas por precisar de um scanner de alta tecnologia para que seja fornecida uma imagem nítida e de alta resolução para que a biometria seja feita com precisão, esses equipamentos são, normalmente, mais caros do que as outras opções.

Fechaduras automatizadas

As fechaduras automatizas são, na verdade, fechaduras eletrônicas que são associadas a um programa de automação residencial. Por isso, além das facilidades e segurança de fechaduras eletrônicas, elas também permitem que o controle seja feito de forma remota.

Por meio de um smartphone, computador ou tablet, você pode abrir e fechar portas, portões e grades de sua residência mesmo estando a quilômetros de distância. Também é possível cadastrar o pedido de uma notificação cada vez que alguém tem acesso à sua casa.

CTAS-NOVAS-BLOG-FECHADURA-ELETRONICA