Módulos de luz para casa tornam a sua chegada mais segura

Tags:

Entre janeiro e outubro de 2015, foram registrados 2.645 furtos e 649 roubos a residências na cidade de São Paulo, uma média de 11 casos por dia, segundo levantamento do Fiquem Sabendo. Somente no bairro do Morumbi, na zona sul da capital paulista, foram 272 ocorrências – e o cenário não é muito diferente em outras cidades do país. Esses dados somente quantificam a insegurança comum de cada cidadão quando chega em casa à noite, sozinho, principalmente quando a iluminação pública não é suficiente. Por isso, além de instalar alarmes na residência, vale a pena investir em módulos de luz para casa. Isso certamente ajudará a constranger a ação de criminosos.

Quando utilizar os módulos de luz para casa

Entre as soluções possíveis e indicadas estão os módulos de luz para casa. Eles acendem em horários programados, e que também podem ser acionados via smartphone ou tablet, a distância. Abaixo, enumeramos cinco situações típicas que podem se tornar mais seguras quando as pessoas contam com módulos de luz para casa:

1) Rotina diária

Como os módulos de luz para casa você pode configurar as luzes da garagem para acenderem quando estiver perto de chegar em casa, seja remotamente, pelo smartphone, seja programando um horário fixo, se a sua rotina não for de imprevistos. Isso pode inibir a abordagem de marginais na entrada de sua residência, uma vez que eles vão sempre preferir locais mais escuros.

Outro artefato interessante são os sensores de movimento, que captam a presença da pessoa através da temperatura corporal que acionam os sistemas de alarmes e as luzes do local quando há alguém no ambiente. Esse recurso pode ser instalado de forma integrada com câmeras de segurança no jardim ou em áreas que podem servir de entrada para ladrões.

2) Saída noturna (para uma balada ou restaurante)

Se conseguir sair da rotina e tiver uma balada ou um jantar em um restaurante, por exemplo, é possível programar os módulos de luz para serem ativados por um período mais longo, ou melhor, para serem ativados próximo ao horário de seu retorno ou através de uma cerca geografica de aproximação.

3) Viagens

Em vez de deixar uma luz acesa na sala para ninguém notar que a casa está vazia, os módulos de luz podem ser configurados para que haja iluminação somente em alguns horários, simulando a rotina de quando sua família está presente (ou seja, nada de luz da sala às 3h da manhã). Enquanto isso, os aparelhos eletrônicos podem ser desligados da tomada, economizando energia e evitando contratempos em caso de tempestade.

Antes de retornar de viagem, você pode enviar um comando por smartphone para ativar a iluminação da garagem, os aparelhos de ar-condicionado e a cafeteira, por exemplo. Assim, além de segurança, você poderá desfrutar do aconchego promovido pela automatização e encontrar casa climatizada e café quentinho.

Automatizar o uso de luzes para fins de segurança, além de mais convincente, também gera economia de energia. Isso porque evita, por meio da programação, que as luzes fiquem acesas durante todo o dia. Além disso, é possível iluminar apenas as áreas mais vulneráveis, e na intensidade necessária, sem ter de usar toda a potência das lâmpadas.

Gostou deste post sobre os módulos de luz para casa? No nosso blog tem muito mais informação. Fique ligado!