Conforto e economia de energia: veja os benefícios da automação residencial

Tags:

Desligar uma lâmpada sem ter que sair do sofá, ativar o sistema de irrigação mesmo estando em outro país e acordar de manhã cedo e já ter café preparado pela cafeteira. Quem imaginava poder fazer tudo isso e ainda economizar? Seguindo a forte tendência das casas inteligentes, a automação residencial tem sido cada vez mais vista, atualmente, em imóveis de médio e alto padrão.

Por meio da integração de sistemas modernos, você poderá contar com uma tecnologia que preza pelo conforto e ajuda a reduzir custos com energia elétrica. Mas você tem dúvidas se vai transformar a sua residência no “lar dos Jetsons”? Então conheça os principais benefícios da automação residencial, que certamente te convencerão:

Benefícios da automação residencial

Total conforto para os moradores

Entre os principais benefícios da automação, destaca-se o conforto. Com uma rede completa conectando todos os cômodos de sua residência, não será mais preciso mudar a entrada do vídeo quando for assistir a um DVD ou ficar dependente de cinco controles remotos na hora de ligar os aparelhos para ver um filme.

Com um único comando, também é possível apagar todas as luzes da casa, desligar pontos de ar condicionado, fechar cortinas, gerenciar câmeras de segurança internas e externas, controlar todas as tomadas e colocar os aparelhos para funcionar na hora que você desejar. Além disso, por meio de geolocalização, você pode receber um alerta caso saia de casa e esqueça a fechadura destrancada, ou configurar as luzes da garagem para acenderem quando você estiver perto de chegar.

O sistema também contempla a abertura ou fechamento de todas as portas do imóvel, incluindo as dos banheiros, e a ativação dos irrigadores do jardim. Com tudo isso, as tarefas simples e enfadonhas serão completamente eliminadas do cotidiano dos moradores.

Economia que é sentida no bolso

Outra vantagem que o morador ganha ao automatizar a sua casa é a economia em escala. De acordo com Marcelo Knörich Zuffo, professor da Escola Politécnica da USP, um sistema de automação pode reduzir custos em até 30%. Ao acessar todos os sistemas remotamente, o usuário tem a possibilidade de ligar somente aquilo que precisar.

Isso faz com que as lâmpadas de um determinado cômodo sejam ativadas apenas quando for necessário, reduzindo assim os custos com energia elétrica. Ao sentar-se para assistir a uma série de TV, por exemplo, basta que ele ative um comando para que as luzes se apaguem ou fiquem mais fracas, não atrapalhando assim a visualização da tela durante a projeção.

E ao fazer uma viagem, o morador pode desligar todos os aparelhos da casa, deixando apenas algumas luzes ligadas como medida de proteção, que podem ser configuradas para acenderem em horários alternados. E antes de retornar, ele consegue enviar um comando para ativar a iluminação da garagem, os aparelhos de ar-condicionado e a cafeteira. Quando chegar, encontrará a temperatura da casa na medida ideal e poderá tomar um café bem quente, além de muitas outras comodidades.

Quer saber mais sobre os benefícios da automação residencial e entender qual atende melhor às suas necessidades? Baixe agora nosso e-book Tipos de Automação Residencial!

cta de tipo de automacao-05