Como garantir a segurança para residência quando for sair

Tags:

Infelizmente, a sensação de insegurança é algo que faz parte do cotidiano de todas as pessoas. Isso porque, nos últimos anos, passamos a estar desprotegidos, tanto nas ruas e no local de trabalho, quanto no aconchego dos nossos lares.

E quando saímos de casa, seja por um curto ou longo período de tempo, apenas uma tranca comum na porta não é suficiente para mantê-la totalmente segura. Devido à relevância desse tema nos dias atuais, resolvemos ajudar você com algumas dicas para conseguir garantir a segurança para a sua residência quando estiver fora dela.

Solte os cães de guarda

Dizem que o cachorro é o melhor amigo do homem. Mas determinadas raças, como Pastor Alemão, Pitbull e Rottweiler, quando veem uma pessoa estranha pulando os muros de uma residência, são capazes de atacar e causar enormes danos a ela. Não é por menos que os assaltantes têm muito medo de cães como esses. Por isso, se você possui um animal de estimação, solte-o da coleira e deixe-o livre no quintal antes de sair de casa. Em situações de perigo, o mínimo que ele fará é latir e chamar a atenção de vizinhos, que poderão tomar alguma providência.

Mantenha as portas e janelas fechadas

Para que as fechaduras e trancas tenham maior eficiência, mantenha todas as portas e janelas fechadas. Dessa forma, ao sair de casa, você evitará que os ladrões busquem oportunidades para agir e criar situações de risco. E para tornar a abertura das portas mais difícil, muitas pessoas estão adotando as fechaduras eletrônicas, que protegem a residência de arrombamentos e permitem que o morador abra ou tranque suas portas remotamente.

Acione sua central de alarme

Ativar a central de alarme antes de sair de casa é fundamental, já que ela controla uma série de câmeras e sensores apontados para portas e janelas. E caso os equipamentos detectem uma invasão, o alarme é disparado imediatamente, e dificilmente o ladrão permanecerá na residência com um barulho ensurdecedor incomodando toda a vizinhança. As centrais mais modernas do mercado também encaminham uma mensagem de alerta para o dispositivo móvel do dono da casa, podendo este averiguar a situação a tomar uma medida para solucionar o problema.

Simule a presença humana

Você se lembra das aventuras de Macaulay Culkin no filme “Esqueceram de Mim”? Uma das cenas mais notáveis é a que o garoto cria mecanismos que simulam a presença de pessoas para afugentar os ladrões que tentam adentrar a residência. Apesar das engenhocas usadas por ele serem “caseiras”, elas funcionaram muito bem. No mundo tecnológico atual, em vez de o morador precisar estar dentro de casa para ligar e desligar manualmente luzes e aparelhos, ele pode fazer isso onde estiver, a partir de um aplicativo em seu smartphone.

Garanta a melhor segurança para sua residência

A automação residencial permite que a pessoa controle todos os equipamentos de sua casa, bem como suas funcionalidades. Ao sair à noite para um restaurante, por exemplo, ela pode programar as luzes para serem ativadas em horários distintos e ligar os aparelhos eletrodomésticos, para dar a impressão de que a casa está sempre cheia ou que alguém resolveu não sair.

Embora essas medidas não sejam tão dolorosas para o invasor quanto os grampeadores, latas de tintas e labaredas utilizadas por Macaulay no filme, elas certamente o impedirão de colocar as mãos em seu patrimônio. Por isso, é importante que você siga-as rigidamente antes de sair de sua residência, seja para um passeio no parque pela manhã ou um jantar à noite, e adote as melhores soluções tecnológicas ofertadas pelas melhores empresas do mercado.

Quais destas medidas você já adota para proteger a sua casa enquanto está fora? Caso tenha alguma outra, compartilhe conosco nos comentários! E para conhecer ainda mais formas de tornar sua casa mais protegida, baixe agora mesmo nosso eBook gratuito ABC da Segurança!

CTA CR08-01