Vai viajar? 7 dicas para ter segurança em casa nas férias

Tags:

Está se preparando para viajar nestas férias, mas está preocupado com a segurança da sua residência? Para proteger sua casa contra assaltos enquanto você viaja, é importante tomar alguns cuidados, como comunicar vizinhos, ou até cancelar assinatura de jornais e revistas em alguns casos. Confira dicas para deixar sua casa mais segura e viajar tranquilo nestas férias:

1) Avise vizinhos e pessoas de confiança que vai viajar. Tenha o contato deles para que vocês possam se comunicar enquanto você viaja – e assim você poderá ficar mais tranquilo de que está tudo bem. Tome cuidado para não comentar que a casa ficará fazia com estranhos.

2) Caso a viagem seja de um longo período (mais de uma semana, por exemplo), peça para alguém de confiança visitar a casa e abrir janelas, regar as plantas ou entrar com um carro na garagem e recolher jornais e revistas. Essa movimentação mostra que a casa não está abandonada e está sendo monitorada.

3) Cuidado com os sinais externos de que a casa está vazia. Não coloque cadeados no lado externo do portão e desligue a campainha – pois se alguém toca-la sem resposta saberá que não há ninguém em casa. Também não deixe luzes acesas – utilize soluções que permitam programar o acender e apagar das luzes. Além de consumir energia, luzes acesas o dia todo denunciam que não há ninguém em casa.

4) Pense como um assaltante: por onde é mais fácil invadir a casa? Ao pensar assim, você deve identificar quais são os locais que estão mais vulneráveis a arrombamentos ou que estão sem tranca. Por isso, procure fechar todas as portas, janelas e trancas corretamente. Verifique todas, mesmo as que são mais difíceis de alcançar.

5) Não deixe joias, dinheiro ou objetos de valor dentro da casa, muito menos à mostra, em locais próximos à janelas ou portas com vista para a rua. Guarde tudo em cofres.

6) Tire aparelhos eletrônicos da tomada para evitar acidentes elétricos. O risco de sobretensão por incidência de raios ocorre mesmo que os aparelhos não estejam ligados, e isso pode queimá-los.

7) Se a sua casa contar com sistema de alarme, procure verificar se todos os sensores e equipamentos estão funcionando corretamente – e não esqueça de armar o sistema antes de sair. Caso ainda não tenha contratado este serviço, procure se informar sobre empresas que o prestam, e considere instalar câmeras de monitoramento ou outros sensores para reforçar a segurança enquanto você viaja.

E aí, verificou tudo? Depois de checar tudo isso com muita atenção, é só partir para curtir as férias!  Gostou das nossas dicas? Então baixe gratuitamente nosso Manual da viagem segura!

manual da viagem segura