[Vídeo] Dicas de segurança para passar tranquilo pelas manifestações de domingo

Tags:

Milhares de pessoas devem ir às ruas neste domingo, 13 de março, em manifestações contra o governo da presidente Dilma Rousseff. Movimentos como o Brasil Livre (MBL) e Vem Pra Rua mobilizaram pelas redes sociais atos em pelo menos 278 cidades do país pedindo o impeachment de Dilma (veja abaixo o horário nas capitais).

Sempre que há um aglomerado de pessoas desta proporção é importante lembrar-se de algumas dicas de segurança, especialmente com crianças e idosos que estiverem junto. Para que cada pessoa possa exercer sua democracia sem dores de cabeça, o especialista em segurança Marcos Reis copilou algumas dicas no vídeo abaixo. Confira:

 

 

Com os ânimos ainda mais aquecidos após as denúncias contra o ex-presidente Lula, na 24ª fase da Operação Lava-Jato, a organização e as secretarias de segurança dos Estados estimam que a adesão será maior do que nos protestos de dezembro e agosto de 2015, quando o número de manifestantes não ultrapassou dois milhões em todo o Brasil. Neste domingo, um milhão é esperado apenas na Avenida Paulista, em São Paulo.

Inicialmente, movimentos sindicais pró-governo prometeram fazer manifestações em resposta também no domingo. Mas, a pedido da presidente Dilma e da cúpula nacional da Central Única de Trabalhadores (CUT), alguns estados transferiram seus atos temendo possíveis confrontos entre os manifestantes. No entanto, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Espírito Santo e Ceará seguem com seu planejamento.

 

:: Confira o mapa das manifestações

dicas de segurança para manifestações
Para aprender também dicas de segurança para o dia a dia confira nosso Guia Gratuito.